Qatar , um pais sem nenhum outro recurso natural, senão o gás liquefeito de petróleo, que se prepara para o Futuro, decide investir exatamente na sua única alternativa: seu capital humano.

Atualmente a realeza do Qatar está fazendo investimentos bilionários na formação de seus concidadão, a cidade da Educação é um projeto que deve somar mais de 100 bilhões de dólares, somente o hospital deve custar 8 bilhões de dólares e pretende ser uma referência mundial em saúde da mulher e da criança.

E os profissionais que vão trabalhar nesse hospital?

A Fundação Qatar criou um campus com 6 universidades escolhidas para dar início a uma revolução no ensino local, na área de medicina a Universidade de Weill Cornell Medical foi a convidada para montar uma unidade, que já está na sua quarta turma de graduados. Na mesma situação foram convidadas a Texas A&M University, Virginia Commonwealth University, Carnegie Mellon University, George Town University e Northwestern University.

Cada uma tem um prazo de 10 anos para renovar seu contrato ou dar lugar a uma outra instituição de qualidade, de acordo com um processo conjunto de avaliação.

Entre os dias 16 e 19 de Novembro a Fundação Qatar, dirigida por uma das princesas do país, convidou 1.000 especialistas de 120 países, para três dias de discussão em um encontro denominado WISE - World Innovation Summit for Education.Com uma intensa programação e 90 palestrantes de todo o mundo, foram apresentados temas voltados a inovação, sustentabilidade e pluralismo, com amplo espaço para debate.

Participaram desse evento apenas 15 brasileiros, entre dirigentes de ONG´s, de orgãos de governo e especialistas, parece um número pequeno, mas um contraste total com países como Portugal, que só tiveram um convidado e era um jornalista e não um educador.

Durante o evento foram entregues 6 prêmios para projetos inovadores, um deles foi ganho pelo Governo do Amazonas com um projeto de televisão Interativa para 600 escolas do Amazonas, tecnologia de primeiro mundo para levar educação aos confins da Floresta, coisa de dar orgulho verde e amarelo.

É claro que existe nessa iniciativa a tentativa de colocar um país, sem nenhuma tradição educacional, no contexto mundial, as custas de recursos oriundos do rico negócio do petróleo, mas estarão eles errados? Todo os paises que agora se destacam na economia mundial investiram pesado em seus sistemas educacionais.

O que chamou mais a nossa atenção foi pensar num comparativo: o que o Brasil vai fazer se as reservas do Petróleo do pré-sal forem realmente viáveis, onde serão alocados os investimentos? Que planos temos para o Futuro, já existe a preocupação social através de uma cota de investimento, mas e a Educação? Resultados concretos em Educação demoram em média 10 anos então a hora de pensar nisso é agora.

Claro que não podemos fazer uma comparação direta com o Qatar, pequeno país com 200.000 habitantes nativos e uma população total de 1,5 milhão,ou seja, contrataram hum milhão e 300 mil pessoas para ajudar a construir um novo país, que só se abriu para o mundo à partir de 1995.

E o nosso Brasil . Já tivemos muitos recursos naturais exauridos e pouquíssimos benefícios para a população em geral, nosso jovens são obrigados a sair de suas casas ou mesmo do país em busca de melhores oportunidades, seremos como a India ou Africa que durante décadas realizam programas internacionais de intercâmbio, mas depois não conseguem segurar seus talentos e agora criam programas para trazer os jovens de volta?

Coincidentemente nesta mesma semana - 14 a 20 de novembro - a revista americana "The Economist" estampa na capa uma foto montagem do Cristo Redentor como se fosse um foguete e o título " Brazil Takes Off" ( Brasil decola) e uma reportagem especial de 14 páginas sobre a história de sucesso de nosso país.Inicialmente o texto deixa bem claro que nunca fomos muito bons em administrar nossa economia e nossa politica, mas depois faz um excelente relato de nossa história recente desde o advento do Real e dos nossos últimos governos, deixando bem claro a preocupação com as novas eleições e que serão fundamentais para a consolidação do Brasil como uma das cinco maiores economias do mundo até 2020.

Nossa constante reclamação foi nunca termos recursos suficientes para um país de nossa dimensões, mas agora talvez o sonho se concretize e temos que ter urgentemente um plano para não desperdiçarmos , talvez o maior momento de nossa história. É a velha máxima: Dar o peixe para uma população faminta é importante, mas se em paralelo não a ensinar a pescar, o peixe acaba e fome volta.

Meu convite para o WISE foi resultado de uma idéia simples, que começa a tomar corpo, a transmissão gratuita de eventos educacionais e científicos pela tecnologia da TV web, através de um Canal Latino Americano que estamos formando com as Universidades e Centros de Pesquisa,o Canal IP Virtual Educa, gerenciado pela TV Univap. Infelizmente o próprio WISE não fez uso integral dessa tecnologia, pois nossa proposta é transmissão ao vivo e integral, mas alguns vídeos podem ser assistidos no endereço web: http://www.wise-qatar.org/en/video-gallery.


Fernando Moreira, é Diretor da TV Univap, Diretor Executivo da Associação Virtual Educa Brasil e Diretor Técnico da Associação Brasileira de Televisão Universitária. Foi um dos 15 convidados brasileiros para o World Innovation Summit for Education realizado em Doha - Qatar de 16 a 19 de novembro.

Visitas: 174

Comentar

¡Necesitas ser un miembro de RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe - para añadir comentarios!

Participar en RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe -

IFC-RedDOLAC

Campus Virtual RedDOLAC

Su Constancia RedDOLAC

Anuncie sus Congresos o servicios Educativos en RedDOLAC

Consúltenos al correo: direccion@reddolac.org

Contáctenos

Participe en la sostenibilidad de RedDOLAC

Canal de audio RedDOLAC

RedDOLAC

Organizaciones

Su constancia de RedDOLAC

Gracias por su visita

© 2024   Creado por Henry Chero-Valdivieso.   Tecnología de

Emblemas  |  Reportar un problema  |  Términos de servicio